Você conhece o Mindfulness?
- Psicóloga Priscila Neves
- 26 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
Saiba mais sobre esta técnica difundida mundialmente

Você sabia que produzimos cerca de 40 000 pensamentos em nossa mente todos os dias? Porém somos capazes de processar apenas 3% de toda informação apresentada. Todo este conteúdo, ainda passa por um processo de filtragem, baseadas em nossos sistemas de crenças. Por isso, um mesmo evento pode ter significado para uma pessoa e, para uma outra, não representar nada.
Muitos de nossos pensamentos são tóxicos e desencadeiam sentimentos negativos que passam a produzir em nosso corpo, emoções que afetam diretamente nossas tomadas de decisões.
Sabemos que o primeiro passo para qualquer mudança é a consciência. O mindfulness é a técnica que visa justamente possibilitar o indivíduo tomar ciência não só do conflito, mas também do seu mecanismo. Assim, de acordo com o ritmo de cada pessoa, a mesma é capacitada para a resolução de seus problemas ou simplesmente tomar consciência do mecanismo do próprio corpo, trabalhando também o desenvolvimento pessoal.

O Mindfulness em si, nada mais é do que o estado específico da atenção plena, ou seja, a concentração no aqui-e-agora, no momento presente, de forma intencionalmente e ausente de julgamentos. Suas origens provem das práticas orientais da meditação, passando a fazer parte da medicina comportamental a partir de programas de redução de quadros de ansiedade e do estresse.
Estar consciente do aqui-e-agora significa assumir o controle da sua mente, concentrar-se totalmente no momento atual e, portanto, desvincular-se de pensamentos do passado ou do futuro, atentando principalmente para as sensações e emoções que surgem ao longo da técnica.
Para estar consciente do momento presente, não só as sensações e emoções são vivenciadas, mas também os conteúdos dos pensamentos que surgem. O fato de desvincular-se dos pensamentos do passado e do futuro não significa que os mesmos são ignorados. Muito pelo contrário, os conteúdos dos pensamentos também são vivenciados da maneira em que se apresentam.
A técnica é utilizada para casos como:
· Redução de quadros de ansiedade
· Redução do estresse
· Prevenção na recaída de depressão
· Tratamento da síndrome do pânico
· Tratamento de fobias
· Elaboração de luto
· Desenvolvimento pessoal
· Inúmeros processos
Em vista de todas as possibilidades que esta ferramenta de trabalho oferece, o mindfulness em conjunto com a psicoterapia é uma excelente combinação para um resultado positivo na resolução de problemas, além de causar no indivíduo uma profunda sensação de bem-estar.

Comments